quinta-feira, 23 de julho de 2009

EM BUSCA DE UM ALTAR REAVIVADO

Reflexão do Dia da Mulher Congregacional, na Granja “El Shaday” no dia 11/07/09

Texto básico: II Cr 14.2-3;


Quando lemos os livros de Reis e o de Crônicas, observamos a repetição de algumas expressões, como: "E fez o que era mal aos olhos do Senhor", ou "E fez o que era reto aos olhos do Senhor" O rei Asa foi um dos reis que fez o que era bom aos olhos do Senhor e por isso, o agradou. Quando ele reinou, levou o povo a converter-se das suas maldades e idolatria, buscar ao Senhor e ter o seu altar restaurado por Ele.

"Características de alguém que tem o seu Altar reavivado pelo Senhor"

1- É uma pessoa obediente- v. 2 Lê e pratica a Palavra de Deus; (Tg 1.22-25)
Deus diz em sua Palavra: “Misericórdia quero e não sacrifícios. Quando damos ouvidos às coisas que Deus ministra ao nosso coração, e consertamos tudo aquilo que há de errado em nossas vidas que não tem lhe agradado, com certeza Ele terá prazer em nós.

2- É uma pessoa que dá a primazia devida a Deus em todos os aspectos- v. 3-4
(derruba os altares que não são para Deus- “Quem ou o quê tem regido a minha vida”? Ego, dinheiro, trabalho, bens, ente- queridos, televisão, novelas, etc.? Há muitas coisas que tem tomado o lugar de Deus na nossa vida. O próprio Jesus quando estava na terra, quando lhe perguntaram se deveriam pagar tributo a César, respondeu: “Daí a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. Mt 22.21. Não podemos dar a prioridade aos nossos próprios interesses seculares. Deus não admite que tenhamos altares a deuses com "d" minúsculo; a pessoas e coisas que tomam a primazia que é unicamente dele (Is 42.8). Devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas nos serão acrescentadas. É preciso derrubar os altares erguidos a coisas ou a pessoas, muitas vezes até inconscientemente, e restaurar o Altar do Senhor!

3- É uma pessoa que vive numa total dependência de Deus- v. 11-12(que não confia em si mesma nem em sua própria sabedoria)- Não podemos nos apoiar em nossa própria sabedoria humana, mas devemos depender exclusivamente de Deus, em tudo quanto formos fazer, tendo o cuidado de não nos precipitarmos.

4- É uma pessoa que dá ouvidos à voz do Senhor, se arrepende e volta ao primeiro amor- v. 15.1-4; 8; 12;14.
(Essa pessoa entende que dar ouvidos não é apenas ouvir, mas é mudar de atitude, regida pela Palavra de Deus, que é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, que penetra até a divisão da alma e espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração- Hb 4.12).

5- É uma pessoa que se esforça e persevera na obra do Senhor- cap.15 v.7.Toma a decisão de servir fielmente, independente das circunstâncias que lhe sobrevém(I Co 15.58)-
As lutas e tribulações nos sobrevém, mas devemos permanecer firmes e perseverantes, pois o nosso trabalho no Senhor, não é vão.

6- É uma pessoa que tem o altar preparado e, por isso, tem recebido fogo santo e unção da parte do Senhor- Só poderemos ter o nosso altar reavivado, quando fizermos como Elias (I Rs 18. 30-39) e como Gideão (Jz 6.27); quando confiarmos que o mesmo Deus que exige de nós a santificação é o mesmo que enviará fogo do céu para consumir o nosso holocausto, aceitando o Louvor da nossa vida como oferta viva em seu altar.

Estando cheios da unção do Senhor, prosseguiremos renovados, prontos para realizar a sua obra de forma que lhe agrade, pois Ele nos sonda e sabe quando o nosso coração está verdadeiramente quebrantado diante Dele. Ele procura dentre nós verdadeiros adoradores. Deus não se agrada de emoções momentâneas que não resultam em frutos permanentes e dignos de arrependimento; Ele sabe quando prometemos, mas no nosso coração não há desejo e nem disposição para cumprir aquilo que cantamos ou oramos emocionados em determinados Cultos. (Sl 50.14 e 51.17).
Não obtemos as bênçãos de Deus por causa do nosso esforço humano; mas aquilo que realizamos na Sua Obra, deve ser a evidência daquilo que já experimentamos em nossas vidas. Devemos entender que a busca por um altar reavivado é uma necessidade nossa, e não de Deus. Deus nos sonda e conhece as verdadeiras motivações do nosso coração.

Se estivermos com o altar pronto, poderemos clamar que o fogo vai descer e consumir o holocausto, e o Senhor se agradará do nosso sacrifício vivo, santo e agradável a Ele- o nosso culto racional, como diz o Apóstolo Paulo aos Romanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário